A Future Ténis Academy fez-se representar por uma comitiva de 3 jogadores - Maria Tavares, Tiago Fernandes e Rafael Andrade - , acompanhados pelo treinador Ricardo Cortes, no Campeonato Nacional de Sub-16, disputado no Carcavelos Ténis, entre os dias 26 de Agosto e 1 de Setembro.
Maria e Tiago (à esquerda na imagem), na entrega de prémios dos pares mistos! |
O Tiago foi o primeiro a entrar em acção, no qualifying, e, com autoridade, passou as duas rondas de acesso ao Quadro Principal, batendo o Gonçalo Andrade por 6/3 6/4, e o Pedro Martins por 6/1 6/2. No Quadro Principal, frente ao 7º cabeça-de-série, o Nuno Borges, acabou por fazer um encontro positivo, apesar da derrota por 6/3 6/3.
O Rafa, 8º cabeça-de-série, justificou o estatuto apesar da pouca assiduidade aos treinos durante o ano, atingindo os quartos-de-final após vitórias sobre o Miguel Semedo por 7/6(1) 6/1 e sobre o André Vilela por 6/1 6/0; nos quartos-de-final, frente à revelação do torneio, o Felipe Cunha e Silva, foi pena a entrada a medo, reagindo apenas com o resultado a 2/6 2/4, mas ainda a tempo de discutir o 2º set até ao limite, acabando derrotado por 6/2 7/6(3).
Nas meninas, a Maria Tavares encarou a prova com uma atitude em crescendo, após 3 meses de trabalho na FTA em que a sua crença provou ser o maior obstáculo à sua evolução, e derrotou sucessivamente a Inês Teixeira por 6/2 6/1, a Inês Miranda por 6/1 6/2, até que na meia-final produziu uma exibição condizente com o seu real valor, derrotando a 2ª cabeça-de-série Matilde Fernandes por 6/3 6/2 - frente a uma adversária que nunca tinha derrotado, a Maria teve vantagens de 5/0 no 1º set e 5/1 no 2º set, o que espelha bem a superioridade demonstrada. Na final, face à Inês Murta, apesar da desvantagem de 4/0 no 1º set, acabou por equilibrar a contenda e ter oportunidades suficientes quer no 1º quer no 2º sets para obter o desfecho desejado, mas uma maior frieza e vontade demonstradas pela sua adversária revelaram-se decisivas para o resultado final de 6/4 6/3 para a algarvia.
Nos pares masculinos, o Rafa e o Tiago passaram os oitavos-de-final, e nos quartos-de-final, contra os irmãos Marreiros, tiveram um set point na 2ª partida para forçar o super tie-break, mas acabaram por perder por 6/3 7/5.
A Maria acabou por não disputar os pares femininos devido ao abandono da sua parceira 5 minutos antes do sorteio.
Nos pares mistos a Maria e o Tiago sagraram-se Vice-Campeões Nacionais, perdendo na final frente à Inês Murta e ao João Claro.
Parabéns à Maria, ao Rafa e ao Tiago pelo excelente Nacional!
Sem comentários:
Enviar um comentário